A Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Medicina Regenerativa (SOBRACEL) foi fundada formalmente, em 6 de julho de 2022, marcando um avanço significativo no campo da biotecnologia e da medicina no Brasil. Esta organização pioneira foi criada para atender à crescente demanda por uma entidade dedicada exclusivamente ao desenvolvimento, regulamentação das terapias celulares e da medicina regenerativa, áreas que estão transformando o tratamento de diversas doenças.
A Profa. Lydia Masako Ferreira, Profa. Titular Cirurgia Plástica Unifesp desde 1996 e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) 2023-2024, foi convidada pelo Dr. Raul Canal (empreendedor em diversas áreas, com foco na área do Direito e da Saúde) para ser a 1ª presidente da SOBRACEL. No entanto, já compromissada com a presidência da SBCP para o ano seguinte, optou pela dedicação exclusiva àquela sociedade.
Assim, os Drs. José Ricardo Ferreira e Raul Canal, presidiram a SOBRACEL temporariamente, até 2023. As ações desta gestão, foram focadas em buscar parcerias estratégicas com universidades, institutos de pesquisa e outras sociedades científicas.
A Gestão também criou o Prêmio Mérito Científico SOBRACEL que reconhece profissionais que se destacam no desenvolvimento da medicina regenerativa e da terapia celular no Brasil. Este troféu é concedido não apenas com base nas contribuições científicas dos premiados, mas também por sua conduta profissional e acadêmica exemplar. O prêmio destaca aqueles que impactam positivamente a saúde e o bem-estar da população, incentivando a excelência e a inovação no campo.
Aos 04 dias do mês de setembro do ano de dois mil e vinte e quatro, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária da SOBRACEL, com os associados e membros. Neste momento o Dr. Raul Canal compartilhou sua alegria ao testemunhar a concretização de um marco histórico na medicina regenerativa. E, indicou o nome da Profa. Lydia Masako Ferreira para ocupar o cargo de Presidente da SOBRACEL, o que foi aceito por unanimidade. Durante sua fala, apontou como um dos principais desafios a necessidade de capacitação dos profissionais que atuarão na Medicina Regenerativa, bem como a importância de garantir um regime jurídico sólido e a segurança jurídica essencial para o crescimento sustentável dessa área no Brasil. A, então indicada, Presidente também enfatizou a necessidade de coordenação de princípios éticos e de um trabalho focado na conscientização da sociedade, tendo em vista que este é um ramo extremamente inovador dentro da medicina.
Em sua fala a Profa. Lydia compartilhou sua imensa satisfação em liderar a SOBRACEL, uma entidade que reúne profissionais, médicos, pesquisadores e juristas de elevado compromisso e dedicação, todos unidos com o objetivo de promover uma verdadeira revolução na medicina, ampliando as fronteiras do conhecimento e abrindo novas possibilidades no vasto campo da Medicina Regenerativa. Como docente, expressou ainda a alegria de reencontrar colegas e ex-alunos envolvidos em um projeto tão ambicioso e promissor. Finalizou sua fala manifestando a convicção de que o trabalho contínuo da SOBRACEL a consolidará como uma referência, inclusive para os órgãos reguladores da atividade no Brasil.
A estruturação administrativa da SOBRACEL se fez necessária para iniciar o ingresso de membros sócios da sociedade. Assim, pela 1ª vez, foi constituída a Diretoria Executiva Nacional composta pelo presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, secretario geral e adjunto, tesoureiro geral e adjunto e procuradora. Nesta ocasião foram criados os diversos Departamentos Científico e de Pesquisa das áreas que atuam em Terapia Celular e Medicina Regenerativa (foram constituídas e nominadas as Diretorias: Cardiovascular, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Farmácia, Ginecologia, Hematologia, Neurologia, Odontologia, Ortopedia, Veterinária, entre outros). Esta meta iniciada focou na necessidade de catapultar a geração e divulgação do conhecimento na área, facilitando assim a possível colaboração com órgãos governamentais e regulatórias.
Outros departamentos também criados em setembro de 2024, foram o Departamento de Comunicação e Mídia Digitais (DECOMID), Departamento de Bioengenharia e Biomateriais (DEBB), Departamento de Logística administrativa e operacional (DELAO), Departamento de Inovação e Empreendedorismo (INOVA-SOBRACEL), Departamento Estratégia Política Governamental DEPGOV), Programa de Educação Avançada e Continuada (PEAC), Programa Jovem Pesquisador (PROJOPE), Comissão de Prêmios, entre outros.